top of page

INCONFORMISMO, A MARCA DOS GRANDES LÍDERES


inconformismo, a marca dos grandes líderes

Uma das características mais marcantes dos grandes líderes é a sua insatisfação. Não estou falando no sentido de ingratidão e sim na insatisfação com o “status co” ou seja, ele sempre quer mais, ele sempre está em movimento, ele acredita verdadeiramente que não existe equilíbrio no “stand by”, ele acredita que ou você está crescendo ou você está definhando e caminhando para o fracasso. Mais importante do que isso, eles tem a visão do que poderia ser e nunca estão satisfeito com as coisas como são.


Akio Morita que transformou a Sony em uma das empresas mais lucrativas do mundo disse:


“Se você passa pela vida convencido de que seu caminho é sempre o melhor, todas as novas ideias do mundo vão ignorá-lo.”


O líder tem que sempre está disposto a mudar seu ponto de vista e também mudar a sua forma de fazer as coisas.


Lembro-me bem de uma história que um professor contou em sala de aula durante o curso de formação de oficiais, esta história eu costumo sempre repetir quando formo novos policiais. É a história dos quatro macaquinhos na jaula. Dizem que foi um experimento científico:


Cientistas colocaram 04 macaquinhos em uma jaula, no meio dela tinha uma escada que dava acesso a um cacho de bananas, os macacos a muito não comiam, e assim que se viram na jaula, já correram para subir a escada a fim de pegar as bananas, só que ao subirem e antes de chegarem as frutas, eles eram acertados com forte jato de água fria proporcionado pelos cientistas, bastava que um subisse e todos os quatro levavam banho de água fria, chegou ao ponto de que, quando um tentava subir, os outros macacos o derrubavam e batiam nele, pois macacos detestam água fria, e assim ficaram por algum tempo. Depois de um dia os observadores trocaram um macaco por outro chimpanzé novato, que assim que foi inserido na jaula, tratou de subir as escadas, no que foi derrubado e agredido pelos outros, isso várias vezes. Depois trocaram mais um dos macacos antigos por um novato, e a cena se repetiu, escada, derrubada e pancada. E assim, foram trocando todos, ao ponto de que na gaiola só ficaram quatro macacos novatos e por incrível que pareça, se um deles tentasse pegar as bananas, os outros batiam nele e não deixavam ele pegar. O interessante no experimento é que nenhum dos macacos novatos haviam levado banho de água fria. E ao perguntar a um deles o porquê que ele agia assim com os companheiros, o macaco respondeu: - Não sei, só sei que sempre foi assim.


Hoje em dia é muito comum vermos equipes agindo de forma mecânica, quase automática, usando de procedimentos improdutivos por sempre terem sido esses os procedimentos tomados por quem trabalha lá a muito tempo.


Um líder vencedor entende que atualmente a realidade dos negócios e de qualquer serviço, tem mudado na velocidade da comunicação via internet e aqueles que não mudam, que resistem a permanecer agindo da mesma forma que SEMPRE FIZERAM estão fadados ao fracasso a derrota e a eliminação.


Quem poderia prever que a primeira e maior fabricantes de câmeras fotográficas do mundo e de filmes, a Kodak que foi fundada por George Eastman, o inventor do filme fotográfico, em 1888. Que chegou a ter centros de distribuição e vendas de câmeras e filmes em praticamente todo o mundo, chegaria a falência em meados de 2012, por seus lideres não haverem acreditado que as câmeras digitais dominariam a preferência de quase todos os usuários de câmeras fotográficas no mundo?


kodak

Vimos o próprio Henry Ford sucumbir a sua teimosia de permanecer construindo apenas um modelo de carro e da mesma cor, que apesar de seu grande sucesso e inovação, chegou ao ponto de praticamente fechar as portas de sua empresa devido a isso.


Como ensina John C. Maxwell:


“Um líder de gosta do status co, logo se torna um seguidor.”


Como costumo falar em nossas reuniões com os oficias do batalhão por mim comandado:


– Até o time do Barcelona que ganhou tudo que já disputou, tem a necessidade de tá sempre se reinventando, melhorando, buscando melhores índices e resultados, imagine nós, que apesar dos bons resultados ainda estamos longe de nos tornar excelentes como o Barcelona FC.


“Status co” é um nome bonito para a conhecida zona de conforto. O líder de sucesso sabe disso e busca sempre soluções criativas para deixar sempre a sua equipe em atividade em uma zona de “desconforto”, pois é nesta zona que acontecem as maiores realizações.


Portanto meu Líder, observe, interaja, mude, seja inconformado, ouse ser melhor e tenha certeza de uma coisa:


Nada é tão bom que não possa ser melhor!


Abraços e vamos que vamos liderar.




William Magalhães

Coach

Programador neuro linguístico

Psicopedagogo

Oficial de polícia.


UM PRESENTE PARA VOCÊ:

Para você que é leitor de nosso blog, separamos um presente exclusivo um Ebook completamente grátis com os nossos primeiros textos sobre liderança avançada. vale muito a pena. basta clicar AQUI , fazer o seu cadastro e receber.


 
 
 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page