LÍDER, COMO SE COMUNICAR MELHOR
- William Magalhães
- 11 de abr. de 2018
- 3 min de leitura

“A primeira necessidade? Comunicar-se.”
(Madre Tereza de Calcutá)
Estávamos na sala de reuniões da Secretaria de segurança pública, e o secretário tinha acabado de questionar um dos comandantes de batalhão sobre o aumento do índice de criminalidade na área sob seu comando, o oficial levanta-se vagarosamente, com vários papéis nas mãos, depois deixou-os cair, apanha-os, cabeça baixa, ombros caídos, lábios trêmulos, olhando para baixo e quando falou sua voz saiu fraca, para dentro, gaguejou algumas palavras, folheou o maço de documentos nas mãos, citou alguns números incertos, usou de termos como “eu acho que…”, “talvez…”, balbuciou algo sobre pouco efetivo, deu um meio sorriso e sentou-se. Para todos que estavam na reunião, inclusive para o secretário, ficou claro uma coisa “a culpa dos péssimos resultados, era da falta de liderança do Comandante de batalhão”, mesmo sendo sabedores que vários fatores concorrem para o aumento da criminalidade em um território, mas a sua forma de se comunicar, fraca, duvidosa e sem objetividade o tornou o principal responsável.
Como cita John C. Maxwell:
“Tudo ascende e declina na liderança.”
Este relato real serve para nos mostrar a importância da habilidade de comunicação de um líder, se pararmos para pensar, todos os grandes líderes foram excelentes comunicadores, Jesus Cristo, Martin Luther King, Hitler, Eva Peron, Nelson Mandela, Winston Churchill e vários outros líderes mundiais tão conhecidos por nós.

Sem habilidade em se comunicar um líder não conseguirá expor seu ponto de vista, nem tão pouco convencer a sua equipe a fazer o que tem que ser feito para que a sua visão para a empresa ou organização seja alcançada.
Henry Ford disse uma vez:
“Nada na vida é mais importante do que a habilidade de comunicar-se com eficiência.”
Para que um líder desenvolva a sua habilidade de comunicar-se com eficiência separamos algumas dicas:
1-Goste de pessoas:
Só se comunica bem aquele líder que gosta de verdade de manter contato com gente;
2-Só aprende a se comunicar quem se comunica:
Fale com as pessoas, caminhe lentamente pelos corredores de sua organização e fale, cumprimente, pare e escute. Aproveite qualquer oportunidade para falar, seja em um café da manhã festivo com seus colaboradores, seja numa reunião com a diretoria da empresa. Comunique-se;
3-Saiba o que vai falar:
Além de tudo, sua fala tem que ter conteúdo, domine o assunto, faça o dever de casa, estude, leia, prepare-se;
4-Atenção na comunicação não verbal:
Seu corpo fala antes de você dizer alguma palavra. Mantenha uma postura de confiança, ombros erguidos, gestos firmes, faça contato visual com a sua audiência, não se escore em nada, não abrace o púlpito (se for o caso de um discurso), mantenha-se firme nas duas pernas e se tiver espaço, mova-se e dê vida ao seu discurso;
5-Tenha energia:
Não para gritar, mas para ter firmeza no que você quer dizer, demonstrando que as pessoas que estão lhe ouvindo podem confiar em você, pois você mesmo tem uma confiança inabalável em sua capacidade de liderar e acredita no que está comunicando a eles;
6-Na sua fala busque sempre mudar o tom de sua voz:
Alterne seu tom de voz, fale alto e fale baixo, fale rápido e fale lentamente, crie picos de energia e pausas reflexivas. Comunicadores “mono tons” são soníferos e monótonos.
7-Sorria afetuosamente:
Um sorriso é a forma mais rápida e automática de gerar conexão com seres humanos, um sorriso quebra barreiras, constrói pontes e abre caminhos para um entendimento.
8-Escute as pessoas:
Para as pessoas não existe um assunto mais atraente do que falar sobre elas mesmas. Um líder que sabe escutar, fatalmente saberá se comunicar.
9-Não fuja de conversas difíceis:
Líderes tem que está sempre prontos para conversar com seus liderados, tanto com os ótimos colaboradores, como com os que possam esta lhe dando trabalho ou não produzindo como deveriam, o “feedback” é uma comunicação e é atribuição do líder.
10-Demostre interesse verdadeiro pelas pessoas que estão falando com você ou lhe ouvindo:
Espere sua vez de falar, busque saber mais sobre elas, fale sobre pontos comuns que tragam uma maior conexão com o receptor de sua mensagem, seja um grande público ou seu filho quando você chega em casa e ele vem correndo para contar como foi o dia dele.
Comunicar-se confunde com a própria existência humana, sendo um tema muito rico e, com certeza, existem muito mais dicas e técnicas para a serem aprendidas pelo Líder ao longo de sua vida, mas uma coisa é certa, você precisa aprender a se comunicar, se deseja de verdade ser um grande líder.
Ahh, já ia esquecendo, a história relatada no início do texto acabou com o comandante de batalhão sendo exonerado no dia seguinte a reunião.
Abraços e até o próximo.
Não esqueçam
“Se quer vencer, tem que fazer!”
William Magalhães
Coach
programador neuro linguístico
Psicopedagogo
Oficial de policia
